Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Apr 14, 2020

Quem Fica Doente?

Numa pandemia como a da COVID-19, os resultados se destacam na questão da vida ou da morte.

Fatores determinantes da saúde – onde as pessoas vivem, aprendem, trabalham e brincam - são importantes fatores preditivos para a saúde de uma pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estes são moldados por fatores como dinheiro, poder, e acesso aos recursos. Isso resulta em resultados injustos e evitáveis no que tange à saúde, para certas pessoas. Numa pandemia como a da COVID-19, os resultados se destacam na questão da vida ou da morte.

“Dá muito medo para os negros e pardos, especialmente quando ouvem as estórias na mídia que dizem que estes grupos estão sendo mais afetados pela COVID-19 por causa das comorbidades", disse o Diretor da CHA  para Operações ACO, Wilfred McCalla. “O que poucas pessoas mencionam é o fato de que os negros têm tão altas incidências de diabetes, hipertensão arterial e asma por cause de vários fatores ligados à raça, inclusive a acumulação de estresse crônica". 

Quando algo é tratado de forma correta, irá vingar. Isso é muito bem ilustrado na The Gardener’s Tale -- (O Conto do Jardineiro) - uma alegoria do Dr. Camara Jones, um ex-Presidente da Associação Americana de Saúde Pública. Esta alegoria mostra como o racismo impacta a saúde, e como sistemas e instituições podem prejudicar as pessoas, através de políticas enviesadas e tratamento desigual - coisas que a CHA busca eliminar. 

   
   

Health Disparities with COVID-19

Data with COVID-19 are shocking. For example, in Louisiana and Michigan - 70% of people who have died are black, although black people only make up 30% of the population. This mirrors what's happening across the country. There are striking disparities based on racial divides around economic opportunity and healthcare access.

   
     

Em janeiro e fevereiro, a testagem para a COVID-19 só era realizada nas pessoas que tinham viajado ao Exterior. No entanto, poucas pessoas pobres retornavam da Europa. Esta política eliminou a aplicação dos testes em grupos marginalizados, fazendo com que a sua proteção se tornasse mais difícil.

“Na CHA, quando dizemos, Cuidados para o Povo, estamos falando sério", disse Dr Leah Zallman, a Gerente de Pesquisa no Instituto para a Saúde Comunitária. “Olhamos para a pessoa como um todo, e descobrimos tudo que está prejudicando a sua saúde - racismo, pobreza, segurança alimentar, habitação e mais. Depois trabalharemos para conectar as pessoas a aquilo que precisam".

É por isso que a CHA criou a CHA Connect. Este banco de dados estabelece uma ligação entre as pessoas e os recursos comunitários da localidade. Estes recursos adquiram uma importância maior numa crise de saúde pública.

Uma vulnerabilidade adicional para grupos marginalizados (como imigrantes, pessoas de cor, e grupos LGBTQ+) está no fato de que muitas vezes são trabalhadores essenciais. São estas pessoas que trabalham nas quitandas, e nas casas de repouso, como atendentes ao público, e também no transporte público. Não podem trabalhar de casa, durante as ordens de recolher, o que as coloca nas linhas de frente de uma forma desproporcional. Isso se falar dos muitos imigrantes e pessoas LGBTQ+ na localidade que perderam seus empregos. 

“A CHA está lidando com melhoria das vidas", disse ainda o Dr Zallman. “Estamos realizando as pesquisas para ajudar a modificar as políticas, e nesta crise estamos fazendo o possível para ajudar aquelas pessoas que são mais prejudicadas por esta doença". 

CHA Resources

  • Conectar-se a recursos e serviços da comunidade através da CHA Connect.
  • Entre em contato com o Departamento de Auxílio Financeiro da CHA no telefone 617-665-1100, de segunda a sexta, de 8h30 às 16h00, para obter cobertura para cuidados com a saúde. 
  • Encontre Recursos de Imigração.
  • Encontre informações sobre a COVID-19 no seu idioma na página de Recursos Multilíngues da CHA.
  • Entre em contato com seu provedor de cuidados primários para obter apoio na área de saúde mental.

Você não está sozinho. A CHA pode te ajudar. Somos muito mais que simplesmente seu profissional de saúde. Trazemos "Cuidados para o Povo".


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close