Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Dec 14, 2019

Lidando com a tristeza do inverno

A depressão sazonal, também conhecida como Transtorno Afetivo Sazonal (SAD), é uma doença muito comum que pode ser melhorada pela exposição à luz solar, exercícios, alimentação e atividades prazerosas.

Psiquiatra geriátrico Jason Strauss, MD

O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é mais do que sentir-se cansado ou irritado durante os meses mais frios - é um problema sério de saúde que as pessoas podem apresentar mesmo que não tenham outros problemas de saúde mental. Os sintomas do TAS podem incluir:

  • Sentimento de tristeza, mau humor, humor instável ou ansiedade.
  • Perda de interesse nas suas atividades habituais.
  • Aumento do apetite, com desejos por carboidratos, como pão, arroz, batatas e macarrão.
  • Dormir mais do que o habitual, mas ainda sentir-se cansado e com problemas de concentração.

Estes sintomas geralmente vêm e vão embora na mesma época do ano. A maioria dos indivíduos com TAS começam a ter sintomas no outono e sentem-se mais saudáveis em algum momento da primavera, à medida que o tempo melhora. 

Pode ser difícil distinguir o TAS de outros tipos de depressão, pois muitos sintomas são iguais. Para diagnosticar o TAS, seu médico deverá conversar com você sobre seus sintomas, principalmente se tem apresentado depressão durante as mesmas estações (por dois anos seguidos) e melhorado mais ou menos na mesma época. Tendo em vista que o TAS pode ser hereditário, seu médico poderá perguntar se você tem algum parente próximo com o mesmo problema. Seu médico poderá pedir alguns exames de sangue e realizar uma avaliação de saúde mental para verificar se você apresenta algum problema de saúde que não seja o TAS. Se você acha que pode ter TAS recomendamos que discuta a questão com seu médico, para receber um diagnóstico preciso e recomendações de tratamento.

Existem diversas estratégias para ajudar as pessoas a minimizarem seus sintomas relacionados ao TAS. Os sintomas de TAS são em grande parte causados pela falta de exposição à luz solar durante os meses mais escuros. Já que as variações de humor sazonais podem estar relacionadas com a falta de luz natural, passar mais tempo ao ar livre nos dias ensolarados pode ser benéfico. Isso ajuda o nosso cérebro a produzir mais serotonina, o que aumenta o nosso bem-estar. Nosso corpo absorve vitamina D através da exposição à luz solar. A falta de exposição ao sol está relacionada a níveis mais baixos de vitamina D, o que por sua vez esta conectado à depressão e falta de energia. Tomar comprimidos de vitamina D também pode ser benéfico, e um médico pode ajudá-lo a determinar a dosagem correta.

Além disso, atividades físicas regulares associadas a uma alimentação saudável ajudam a reduzir os efeitos do TAS. O exercício físico é conhecido por ajudar a melhorar o humor e a depressão, portanto é um método eficiente para lidar com o TAS. Alimentos ricos em nutrientes como ferro, vitamina C e cálcio também podem melhorar o humor e a saúde de modo geral.

Além disso, variar nossa rotina diária pode ajudar a quebrar esse ciclo de tristeza. Por exemplo, você pode tentar passar mais tempo com pessoas que sejam uma companhia agradável. Convide alguém para tomar um chá, para assistir um filme, fazer uma caminhada, participe de um clube, grupo ou atividade. Use todos os sentidos para melhorar a sua vida, traga mais alegria para ela ouvindo música, dançando, se divertindo com jogos, fazendo crochê ou cozinhando algo que encha sua casa de aromas deliciosos, saia e abrace alguém... isso tudo funciona.


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close