Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Nov 17, 2019

Conectando-se com pacientes do idioma árabe

Na foto estão Ali Abdalkadir e sua supervisora, Ingrid Gámez.

Ali Abdalkadir fugiu da violência e da guerra do Iraque em 2007 em busca de segurança. Ali e sua esposa foram ameaçados várias vezes por seu papel na interpretação de discursos e outras informações para a Iraqi Media Network, administrada pelo governo. Hoje, Ali é um intérprete médico da CHA que se envolve com dezenas de pacientes do idioma árabe ao longo de sua jornada de trabalho. Ele cria uma ponte entre a cultura e o idioma e dá vida à voz do paciente durante as interações médicas.

Contudo, os pacientes muitas vezes não sabem que Ali é cego. Ele conta com a tecnologia para interpretar conversas do árabe para o inglês. Os pacientes às vezes perguntam se Ali pode vê-los, e ele responde gentilmente com um sorriso resplandecente: "Sim, na minha imaginação". Ele chama sua mesa de “centro de comando”. Ele usa o JAWS, um programa para deficientes visuais que lê a tela do computador, e o app Be My Eyes, uma plataforma em que voluntários oferecem auxílio visual aos usuários em tarefas, através de uma chamada de vídeo.

“O acesso ao idioma foi a minha primeira carreira e eu sempre encontrei valor em conectar pessoas de diferentes culturas e experiências”, comentou Ali. Ele fez Bacharelado em Literatura Inglesa e Linguística na Universidade de Bagdá em 1995 e teve uma carreira de destaque em radiodifusão. Ali foi editor sênior da Iraqi Television Network e mais tarde trabalhou como líder de tradução na Iraqi Media Network depois que o governo de Saddam Hussein foi derrubado.

À medida que a situação se tornava cada vez mais volátil no Iraque, Ali deixou seus irmãos e suas famílias e buscou refúgio em Amã, na Jordânia, através do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Em Amã, ele continuou interpretando para as agências que estavam ligadas aos refugiados e imigrantes.

Dois anos depois, em 2009, Ali e sua esposa chegaram aos Estados Unidos. Antes de ingressar na CHA, ele recebeu um Certificado de Interpretação Médica e passou um tempo trabalhando como intérprete para o Projeto Internacional de Assistência aos Refugiados na Universidade de Yale, Catholic Charities USA e outros escritórios de advocacia e empresas. “Eu estava relutante em fazer a transição para a área médica depois de ter testemunhado tanto sofrimento no Iraque antes de irmos embora”, disse Ali. “Porém, o que descobri foi que as minhas experiências passadas permitiam-me concentrar-me no paciente e encontrá-lo onde ele está no momento.”

Ali foi atribuído à CHA como intérprete médico estagiário em 2016 através do Projeto SEARCH (Employment Now), uma colaboração entre a CHA, o Carroll Center for the Blind e a Massachusetts Commission for the Blind. Através da associação da CHA à Healthcare Interpreter Network (HCIN), Ali se envolve com pacientes do idioma árabe na CHA e outros 50 sistemas de saúde em todo o país. A CHA e a HCIN ajudam pacientes com 22 países de origem diferentes. Ele gosta especialmente de ajudar os camaradas iraquianos imigrantes a conseguirem cuidados médicos.

“Eu me redescobri através da minha função na CHA e me sinto privilegiado por passar meus dias derrubando barreiras culturais e dando uma voz aos nossos pacientes do idioma árabe na gestão de seus cuidados”, disse Ali. De acordo com Ali, às vezes os pacientes mais idosos do idioma árabe se sentem um fardo quando estão no hospital e ficam constrangidos quando recebem ajuda com a higiene diária. Em resposta a esse sentimento, Ali ajuda a garantir que a privacidade do paciente seja respeitada e que sua dignidade esteja no centro de seus cuidados.

"“Na CHA, meus colegas de trabalho facilitam muito o meu serviço, pois me dão apoio, assistência e as ferramentas que me permitem ser produtivo e ajudar nossos pacientes”, observou Ali. A CHA conta com uma equipe de mais de 100 intérpretes médicos solidários de todo o mundo. O programa da CHA de acesso ao idioma abrange mais de 70 idiomas e mais de 350.000 encontros por ano. 


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close