Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Jan 09, 2020

Quer ficar mais saudável? Abandone a dieta.

Afinal de contas, a melhor maneira de ter uma alimentação saudável é simples: coma comida de verdade.

Por Rebecca Toutant, MA, RD, LDN, CDE, cPT - Wellness Manager da CHA

Bem-vindo ao novo ano! Se você for como a maioria dos norte-americanos, talvez tenha tomado a decisão de melhorar a sua saúde e mudar a sua alimentação. Então, qual seria a melhor dieta a se seguir? A resposta pode lhe surpreender...

Apesar de todas as fotos veiculadas na mídia retratando  “o antes e o depois” de pessoas que emagreceram, nenhuma dieta tem se mostrado eficaz na perda de peso a longo prazo. Pequisas mostram que as dietas  ajudam as pessoas a perderem no máximo  de 5 a 10% do peso, sendo que pelo menos 60% dessas pessoas recuperam o peso (e até mais) em poucos anos. A dieta é, na verdade, um indicador consistente de ganho de peso.no

Há poucos indícios de que as dietas rigorosas e a eliminação de certos alimentos melhoram a saúde das pessoas. Ao contrário, uma alimentação saudável é mais uma questão de estilo de vida e tendências do que de precisão e perfeição programáticas. No final das contas, a melhor maneira de se ter uma alimentação saudável é simples: comer comida de verdade.

As pessoas se esforçam porque acreditam que uma dieta pode vir a fazer parte do seu estilo de vida se elas "tiverem força de vontade suficiente" ou "adquirirem o hábito". No entanto, o que comemos tem mais a ver com a nossa vida do que com as nossas decisões. Seguem abaixo alguns fatores que explicam o fracasso da maioria das dietas temporárias.

  • Nossos corpos (e mentes) são projetados para crescer. Cortar 500 ou mais calorias por dia submete o nosso corpo a um turbilhão metabólico que causa aumento de apetite, ansiedade, depressão, obcessão por comida e sofrimento em geral. O resultado disso? Uma experiência física e emocional detestável.
  • Nossa vida não se limita a dietas e exercícios. As dietas consomem muito tempo e energia em seu processo de planejamento, preparo e transporte de alimentos (sem contar o tempo gasto no monitoramento de pontos, calorias ou macronutrientes). As circunstâncias da vida relacionadas a trabalho, família, amigos, saúde mental/física e finanças ocupam normalmente a maior parte do nosso tempo. Algumas pessoas podem até conseguir conciliar temporariamente essas demandas com os rigores de uma dieta alimentar, mas, cedo ou tarde, a vida requer mais atenção e acabamos por "fracassar". A maioria das dietas não são flexíveis o suficiente para se encaixarem na rotina da vida moderna.
  • A alimentação vai além da química. A comida e o prazer de comer são elementos essenciais da nossa existência – refletem-se em nossas relações sociais, culturais e no nosso estado emocional. As dietas não costumam levar em consideração esses aspectos e muitas vezes eliminam sabores, texturas ou ingredientes específicos que nos conectam à nossa identidade. Durante algum tempo, isso pode nos privar dessas experiências, até o momento em que não suportamos mais e acabamos por "quebrar as regras". Neste ano, em vez de nos concentrarmos  no "o que" comer, comecemos a pensar no "por que"  comer, buscando assim equilibrar nossa saúde física e emocional:

As dietas alimentares possuem forte apelo em nossa cultura. Emocionalmente é mais fácil (e tentador) seguir um plano que limita as nossas escolhas alimentares. No entanto, qualquer plano que não permita a flexibilidade da vida e do prazer não durará muito. Ao compreendermos os motivos pelos quais comemos e a associação que fazemos entre comida, movimento e prazer, podemos transformar nosso estilo de vida de forma positiva e assim sermos mais felizes.


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close