Abrindo as asas

08/11/2019
A CHA mostra solidariedade com os imigrantes e promove o símbolo da borboleta

Por Ingrid Gámez, CMI-Espanhol, Supervisora, Assuntos Multiculturais e Serviços ao Paciente

As propostas de alterações a políticas e restrições para imigrantes estão dominando as manchetes, instigando o medo e provocando debates nacionais. A CHA acolhe todos os pacientes, independentemente de sua capacidade de pagar ou de sua situação imigratória. Nós vivemos intensamente o nosso lema, "Cuidamos de todos", ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios das populações imigrantes. Nossa equipe e nossos prestadores demonstram comportamentos inclusivos a cada dia através dos cuidados culturalmente competentes que eles prestam e com atos significativos que criam um ambiente acolhedor.

A partir de 2017, a equipe do Departamento de Assuntos Multiculturais e Serviços ao Paciente da CHA começou a distribuir pequenos broches de borboleta para os funcionários. Defensores dos direitos dos imigrantes veem as borboletas como a manifestação da dignidade, da coragem e da resiliência dos imigrantes e do direito que todos os seres vivos têm de se deslocar com liberdade, assim como uma borboleta.

Até hoje, mais de 900 broches foram distribuídos em áreas de atendimento da CHA em Cambridge, Somerville, Everett, Revere e Malden. A equipe exibe esses broches com muito orgulho e mostra aos nossos pacientes, visitantes e parceiros da comunidade que a CHA é um lugar inclusivo para todos. "Precisamos nos unir e tratar a todos com dignidade, e fornecer a todos os cuidados de saúde de qualidade que eles merecem", disse Christian Lanphere, Responsável pela Segurança e Diretor de Gestão de Emergências da CHA.

A borboleta é uma prova de que, quando algo está desmoronando, é capaz de emergir e transformar-se em algo bonito. Também é frágil e colorida, como minha irmã mais velha, Evelyn. Evelyn foi diagnosticada com paralisia cerebral, síndrome de Kabuki, escoliose grave e distúrbio convulsivo. Ela teve sua primeira convulsão com apenas seis meses de idade. Por mais de 10 anos, nossa mãe fez várias viagens para os Estados Unidos com Evelyn para encontrar um tratamento adequado.

Em 2002, quando eu tinha 16 anos e Evelyn tinha 18, nós finalmente nos mudamos de Honduras para os Estados Unidos. Meu pai trabalhava duro para sustentar minha mãe, minha irmã e dois irmãos, assegurando que tivéssemos uma excelente educação. Foi uma dificuldade chegar a um novo país, pois todos nós aprendemos juntos um idioma e uma cultura novos. Felizmente, Evelyn pôde fazer uma cirurgia crucial da coluna, receber medicamentos e terapia.

Como imigrantes, meus pais me ensinaram que a coisa mais importante na vida é a família. Quando minha irmã mais velha precisou de cuidados de saúde melhores, deixamos tudo o que conhecíamos para trás e viemos para os Estados Unidos. Evelyn foi a nossa borboleta, e ela motivou a mim e à minha família a virmos aqui e a levarmos uma vida melhor.

Hoje, eu sou uma intérprete médica na Cambridge Health Alliance e eu escolhi essa carreira a fim de dar uma voz aos outros na área da saúde, assim como eu fiz pela minha irmã e minha mãe durante as consultas médicas. Evelyn me inspira a cada dia e a borboleta simboliza a história da minha família e de muitos outros. Os símbolos dão esperança; a borboleta é capaz de transformar corações e ajudar as pessoas a abrirem suas asas.

Como parte do programa de ação social da CHA, lançamos uma página de recursos para imigrantes no site da CHA, que inclui uma lista de recursos locais e nacionais para ajudar os nossos pacientes e suas famílias com perguntas sobre questões relacionadas à saúde de imigrantes e refugiados. Se você, um parente ou amigo estiver procurando opções de cuidados de saúde, deixe-nos apresentá-lo à maravilhosa equipe de prestadores da CHA, ligando para 617-665-1305 ou visitando o site www.challiance.org/cha/find-a-doctor.

Cambridge Health Alliance

Contributed By: Cambridge Health Alliance

Cambridge Health Alliance is an academic community health care system committed to serving all members of our communities. We have expertise in primary care, mental health and substance abuse, and caring for diverse and complex populations. CHA patients receive high quality care in convenient neighborhood locations, and have seamless access to advanced care through CHA’s affiliation with Beth Israel Deaconess Medical Center. With over 140,000 patients in Cambridge, Somerville Everett and Boston’s Metro North, CHA is working hard to offer the integrated services its communities need now, and in the future.